sábado, 27 de outubro de 2012

Trem Aéreo da NASA

Enquanto o aerotrem de Levy Fidelix não decola no Brasil, a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) colabora com um projeto-piloto de um 'trem aéreo elétrico'. A ideia é facilitar o transporte público de forma “ecológica e rápida”.

Os protótipos trafegarão nas ruas de Tel-Aviv, em Israel, com trilhos de alumínio, a 240 quilômetros por hora. Os veículos estarão suspensos a sete metros de altura e equipados com motores lineares, movidos por eletricidade e ondas magnéticas.

Parte da carga elétrica necessária para que a engenhoca funcione será produzida pelo próprio sistema, segundo Jerry Senders, diretor da empresa Skytran, responsável pela tecnologia, em entrevista à BBC Brasil.

"A principal inovação do projeto é o movimento por intermédio de ondas magnéticas, e essa é a contribuição tecnológica da Nasa", diz. "Não haverá atrito entre o veículo e o trilho de alumínio, já que, a partir do momento em que o veículo começar a se mover, se criará, por meio da onda magnética, uma especie de travesseiro de ar e cada bondinho navegará no ar."

De acordo com prefeito da cidade, Ron Huldai, o “trem aéreo” circulará em um trilho de sete km na primeira fase do projeto, a ser concluída em dois anos.
Fonte: NASA/Olhar Digital

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Protótipo Cria Gasolina a Partir do Ar

Procurar uma fonte de energia que substitua o petróleo é um dos principais desafios do século. Entretanto, para uma pequena empresa britânica a solução é simples, basta usar o... petróleo. O truque é que, em vez de usar o óleo extraído por perfurações, a Air Fuel Synthesis pretende implantar um sistema para produzir petróleo a partir do ar e da água.

De acordo com o The Independent, a empresa já conseguiu produzir cinco litros de petróleo desde agosto, quando começou o sistema foi iniciado, a partir de gás carbônico (dióxido de carbono) e vapor d'água.

Peter Harrison, presidente executivo da empresa explica como funciona a produção. "Nós pegamos o gás carbônico do ar e o hidrogênio da água para formar o petróleo. Parece com petróleo, cheira como petróleo, mas é muito mais limpo do que o combustível fóssil e ainda pode ser usado nos motores atuais", explicou.

Pode parecer maluquice, mas Tim Fox, especialista Instituto de Engenheiros Mecânicos de Londres afirma que o sistema funciona. "Parece bom demais para ser verdade. Eles estão fazendo e eu vi ao vivo. Eles capturam o ar e extraem o dióxido de carbono baseado em princípios já conhecidos. Eles utilizam componentes já bastante conhecidos, mas o mais excitante é que eles mostram que pode funcionar", afirmou.

O processo ainda é lento e caro, mas Harrison prevê que nos próximos quinze anos a empresa consiga produzir em escala de uma refinaria. Ele ainda observa que a tendência é de que o preço do petróleo fóssil só suba ao longo dos próximos anos, o que pode tornar o processo de produção da empresa mais barato do que a extração dos poços.
Fonte: Olhar Digital

Americanos Desenvolvem Motocicleta Voadora

São Paulo – Os americanos da empresa Aeroflex estão trabalhando no desenvolvimento de uma espécie motocicleta aérea, cujo funcionamento, e design, é muito aos chamados hovercrafts, veículo que se apoia em um colchão de ar para deslizar sobre a água e também sobre o solo.
A máquina é capaz de “voar” graças a um sistema de hélices, localizado abaixo da sua carroceria. Quando o condutor acelera, aumenta-se não apenas a velocidade do veículo, mas também a sua altitude em relação ao solo.
Segundo explicado no blog da empresa, a ideia por trás deste veículo é que o seu condutor assuma o papel de sensor de inércia e computador de bordo. Ou seja, seu desenho exige que a pessoa se posicione tal qual estaria em uma motocicleta convencional. Assim, o seu peso é distribuído de modo que a máquina permaneça estável.
Fonte: Exame.com / Info Exame