Enquanto o aerotrem de Levy Fidelix não decola no
Brasil, a NASA (Agência Espacial Norte-Americana) colabora com um
projeto-piloto de um 'trem aéreo elétrico'. A ideia é facilitar o
transporte público de forma “ecológica e rápida”.
Os protótipos trafegarão nas ruas de Tel-Aviv, em
Israel, com trilhos de alumínio, a 240 quilômetros por hora. Os
veículos estarão suspensos a sete metros de altura e equipados com
motores lineares, movidos por eletricidade e ondas magnéticas.
Parte da carga elétrica necessária para que a engenhoca funcione será produzida pelo próprio sistema, segundo Jerry Senders, diretor da empresa Skytran, responsável pela tecnologia, em entrevista à BBC Brasil.
"A principal inovação do projeto é o movimento por intermédio de ondas magnéticas, e essa é a contribuição tecnológica da Nasa", diz. "Não haverá atrito entre o veículo e o trilho de alumínio, já que, a partir do momento em que o veículo começar a se mover, se criará, por meio da onda magnética, uma especie de travesseiro de ar e cada bondinho navegará no ar."
De acordo com prefeito da cidade, Ron Huldai, o
“trem aéreo” circulará em um trilho de sete km na primeira fase do
projeto, a ser concluída em dois anos. Parte da carga elétrica necessária para que a engenhoca funcione será produzida pelo próprio sistema, segundo Jerry Senders, diretor da empresa Skytran, responsável pela tecnologia, em entrevista à BBC Brasil.
"A principal inovação do projeto é o movimento por intermédio de ondas magnéticas, e essa é a contribuição tecnológica da Nasa", diz. "Não haverá atrito entre o veículo e o trilho de alumínio, já que, a partir do momento em que o veículo começar a se mover, se criará, por meio da onda magnética, uma especie de travesseiro de ar e cada bondinho navegará no ar."
Fonte: NASA/Olhar Digital
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