SÃO PAULO – O Brasil parou nas quartas de final na tentativa de trazer o hexa no mundial de futebol na África do Sul, mas “ganhou” outro título: sagrou-se vice-campeão na Copa da Computação.
Na 8ª edição da Imagine Cup, iniciativa da Microsoft, conhecida como a Copa do Mundo da Computação, realizada em Varsóvia, na Polônia, estudantes da UFPE e Unesp obtiveram o segunda lugar na categoria “Interoperabilidade”.
Na Imagine Cup, os estudantes desenvolvem aplicativos com o uso de tecnologias Microsoft, combinadas a outras soluções do Mercado, para conectar pessoas, dados e diversos sistemas de uma nova maneira.
Na competição, os jovens se propuseram a criar tecnologias inovadoras que pudessem solucionar alguns dos principais problemas da humanidade, de acordo com as oito metas do milênio estabelecidas pela ONU.
O torneio deste ano contou com a participação de mais de 400 estudantes de cerca de 100 países. Ao todo, 84 mil brasileiros inscreveram-se ao torneio, quase 30% do total de participantes em todo o mundo, e 24 estudantes representaram o país na final mundial.
A equipe brasileira que foi vice-campeã, a Uptiva Dreams IT, apresentou um projeto que promete resolver o trânsito. Outra equipe do país, a Samba Samba, de São Paulo, também recebeu dois prêmios especiais: o “Próxima Geração Web” e o “Windows Internet Explorer 8”.
Durante a primeira semana de julho, os jovens competiram por prêmios que somam um total de US$ 240 mil dólares, em cinco categorias e seis prêmios especiais.
A equipe vencedora da categoria principal da Imagine Cup 2010, Software Design, é da Tailândia, e conquistou o prêmio de US$ 25 mil.
Os estudantes de Pernambuco, Alagoas e Piauí, da equipe Proativa – reconhecida como campeã na última edição, concorreram ao mesmo prêmio e ficaram entre os 12 melhores do mundo.
"A Imagine Cup representa a oportunidade que jovens muito talentosos precisam ter para mostrar ao mundo sua criatividade, competência e seu conhecimento em tecnologia", revela Amintas Neto, gerente geral de programas acadêmicos da Microsoft Brasil.
Uma dupla de alunos de Bacharelado em Design – Habilitação em Interface Digital do Centro Universitário Senac-SP também se destacou sendo a única da América Latina classificada para a final mundial, na categoria Digital Media.
“Os projetos apresentados pelos estudantes na Imagine Cup utilizaram sofisticada tecnologia que ressaltam as coisas incríveis que eles podem realizar quando têm inspiração e trabalham em equipe”, afirmou Jean-Philippe Courtois, presidente da Microsoft International.
“Esses jovens nos deixam orgulhosos porque eles estão dando passos concretos para ajudar os outros e fazer do mundo um lugar melhor. Com sua paixão e o auxílio da tecnologia eles podem e certamente irão impactar positivamente o nosso futuro”, completa o executivo.
A Microsoft anuncia ainda que a final mundial da Imagine Cup 2011 será na cidade de Nova Iorque, nos EUA. Inclusive, as inscrições já estão abertas.
Os interessados em participar devem obter informações sobre a competição do próximo ano no site oficial do evento.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário