O Brasil começa, esta semana, a decidir que tipo de trem bala ligará as duas maiores cidades do país. Um edital definindo as regras de competição e modelo comercial será publicado na terça-feira no Diário Oficial.
Segundo o Tribunal de Contas, o custo total do projeto, envolvendo a compra dos trens, a construção de estações e a desapropriação de terrenos deverá consumir R$ 33 bilhões. Isto é mais do que todo o orçamento para construir a usina de Belo Monte, no Xingu, obra para a qual as estimativas mais pessimistas estimam gastos de R$ 30 bilhões.
As empresas que se candidatarem a construir o trem bala no Brasil deverão demonstrar que sua tecnologia é a mais acertada para as necessidades brasileiras. Veja abaixo os 5 trens mais rápidos do mundo.
1) TVG Francês
O TVG construído na França tem a maior velocidade média e liga a cidade de Lyon a Aix-en-Provence. Na média, o trem viaja a 263,3 km/h. Quando está na velocidade máxima atinge 320 km/h.
Durante testes, no entanto, o TVG francês chegou a 515 km/h, mas essa velocidade limite não é considerada segura para operações comerciais.
.
2) Shinkansen japonês
Há vários tipos de trem bala no Japão. O trecho feito em maior velocidade é o que liga as cidades de Hiroshima a Kokura. O pico de velocidade é de 300 km/h, mas a velocidade média é de 261,8 km/h.
3) Thalys – Belga-Espanhol
Cruzando a Europa, o trem que sai de Bruxelas, na Bélgica, e vai até Valência na Espanha viaja, na média, a 242,2 km/h. O pico de velocidade é de 300 km/h.
4) Trem bala alemão – Eurostar
Uma viagem de Frankfurt a Bonn pode ser feita em trem alemão a 233 km/h de velocidade.
5) Taejeon – Trem bala coreano
Uma viagem da capital Seul até a região de Taejeon pode ser feita num trem coreano que viaja a velocidade máxima de 300 km/h. Como o relevo é acidentado, no entanto, a velocidade média do super trem fica em 189,8 km/h.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário