São Paulo - A partir de hoje, só é permitida a venda de eletroeletrônicos e tomadas com os plugues de dois ou três pinos redondos. Os modelos atendem ao novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas e foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Os plugues de três pinos são utilizados em aparelhos que necessitam de aterramento. O terceiro pino faz o papel do fio terra e tem a função de evitar que o consumidor sofra um choque elétrico ao ligar aparelhos que estejam em curto-circuito. Neste caso, a corrente elétrica flui e é descarregada pelo sistema de aterramento, evitando o choque no usuário do aparelho.
A mudança também traz mais praticidade e gera uma economia para o consumidor. Isso porque antes da padronização o consumidor convivia com mais de 12 tipos de plugues e oito tipos de tomadas e precisa recorrer ao uso indiscriminado de adaptadores. Agora, não há mais essa necessidade.
Segundo o diretor da Qualidade do Inmetro, Alfredo Lobo, com a adoção de apenas dois modelos de plugues e tomadas, os fabricantes puderam otimizar a produção e gastar menos. “Parte desse benefício foi repassada ao consumidor, já que os preços estão, em média, 6% abaixo dos praticados em 2008”, afirma.
A adequação ao novo padrão começou em 2000. Quem desrespeitar a regra e comercializar plugues fora dos novos modelos está sujeito à multa de até R$ 1,5 milhão.
No caso dos consumidores, não há a obrigação de troca de tomadas. Os novos plugues dos aparelhos vendidos em conformidade com a nova regra são compatíveis também com os modelos antigos de tomadas. O Inmetro prevê que em apenas 20% dos casos haverá dificuldades de conexão em relação à tomada antiga. Nesse caso, a alternativa é usar adaptadores que já foram regulamentados e certificados pelo órgão.
O que mudou
- Acabam os plugues de pino chato; os aparelhos passam a ter plugues somente com pinos redondos. Dependendo das características do aparelho, ele poderá ter plugue de dois ou três pinos;
- O terceiro pino funciona como fio terra dos produtos que precisam de aterramento para evitar choques, desde que a instalação elétrica residencial disponha de aterramento;
- Os pinos terão diâmetros diferenciados de acordo com a corrente elétrica que o aparelho necessita para funcionar. Essa informação deverá constar na embalagem dos produtos. Terão um diâmetro para aparelho que operam com até 10 ampères e outro para os que operam entre 10 e 20 ampères. Isto impede que um aparelho de maior amperagem possa ser conectado em instalação de até 10, sobrecarregando-a;
- Em cerca de 20% dos casos o usuário poderá ter dificuldades de conexão entre os plugues e tomadas padronizados e os antigos. Nestes casos o ideal é a troca pela tomada padronizada. Entretanto, objetivando minimizar eventuais transtornos na fase de adaptação, o Inmetro admite o uso de adaptadores que, ao contrário dos anteriores não padronizados, foram regulamentados e certificados e atendem a requisitos mínimos de segurança.
Vantagens do uso do padrão
- Maior segurança para o usuário contra choques elétricos por contatos acidentais;
- O novo formato de plugues permite um contato mais eficiente com a tomada, evitando aquecimentos que podem levar a acidentes como incêndios e curto-circuito;
- O contato mais eficiente com a tomada ajuda a evitar o desperdício, promovendo economia no consumo de energia elétrica;
- O usuário terá adequada segurança se a residência for aterrada, em aparelhos que usam plugues de três pinos;
- Impossibilidade de conexão dos plugues usados em aparelhos que trabalham com mais de 10 ampères em tomadas de instalações dimensionadas para menos de 10 ampères, evitando-se sobrecargas.
Fonte: Inmetro/Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário