
Salah Sukkarieh, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, disse que o segredo para o sucesso do planador é criar um sistema capaz de identificar a localização dos ventos termais, que saem do chão em direção ao céu. Ele está desenvolvendo um sistema de pilotagem automática que mapeia e planeja a rota da aeronave para que ela se mantenha no ar. Primeiro, é necessário entrar em áreas de vento forte e rápido para que o veículo ganhe velocidade. Logo em seguida, o equipamento precisa encontrar áreas de ventos suaves para transformar a energia acumulada no primeiro estágio e transformá-la em movimentos para ganhar altitude. "Teoricamente, é possível ficar no ar indefinidamente, só viajando e procurando os ventos corretos", diz Sukkarieh, em entrevista para o site News Scientist. Em experimentos passados, essa técnica foi capaz de imprimir uma velocidade de até 600 km/h em planadores controlados por rádio.
Ao mapear os ventos, o sistema seria capaz de calcular a rota mais eficiente entre os 2 pontos. O pesquisador diz, ainda, que a quantidade de energia acumulada com esse movimento é capaz de manter um planador no ar pelo tempo que for, até que a sua estrutura quebre ou apresente algum problema. Em breve, Sukkarieh fará simulações para comprovar sua teoria.
Já imaginou as possibilidades que surgem a partir desse projeto? Seria possível, por exemplo, criar planadores que ajudam no resgate e procura de pessoas em regiões inóspitas, ou até mesmo mapear territórios inimigos para criar mapas mais precisos em uma eventual batalha. - tudo isso utilizando apenas a força da natureza.
Fonte: Olhar Digital
Nenhum comentário:
Postar um comentário