sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Jabulani com Fonte de Designer Brasileiro

SÃO PAULO - O designer Yomar Augusto conta como criou a fonte Unity, padrão oficial na Copa do Mundo 2010

Dificilmente, uma fonte de caracteres recém criada ganharia exposição tão ampla quanto a conquistada pela Unity, a fonte oficial da Copa do Mundo de 2010. A fonte Unity foi vista por bilhões de pessoas no mundo inteiro, em especial porque aparece num dos símbolos oficiais da competição — a celebérrima bola Jabulani. Quem definiu a forma final dos caracteres dessa fonte foi o designer tipográfico brasiliense Yomar Augusto, para a marca Adidas. “Os esboços iniciais vieram de designers da Adidas”, diz Yomar. Na época, entre 2007 e 2009, ele trabalhava para a agência 180 Amsterdam, na Holanda. Durante férias no Rio de Janeiro, cidade onde foi criado, Yomar conversou pelo telefone com a INFO sobre a criação da fonte Unity.

Três vezes três

Além de figurar na bola Jabulani, a fonte Unity foi utilizada em todo o material da Adidas referente à Copa do Mundo na África do Sul. Com ela, foram escritos os nomes e os números nas camisas dos jogadores de seleções como Argentina, Alemanha e da campeã Espanha, todas usuárias da marca. Para o olhar do inexperto em design, os caracteres da Unity podem parecer estilosos, agradáveis, fáceis de ler. Mas dificilmente descobrirá ali o conceito fundamental da fonte. Segundo Yomar Augusto, a “raiz” dela é o triângulo equilátero de cantos arredondados que aparece três vezes na Jabulani. Detalhe: triângulo, três vezes. “Essa geometria também se repete claramente nos algarismos 6, 8 e 9.

Todos por um

No início, conta Yomar Augusto, a fonte seria destinada somente às camisas dos jogadores. Então, foram desenhados os numerais e as letras maiúsculas. Depois, decidiu-se fazer um conjunto completo de caracteres. Portanto, foi necessário criar as minúsculas e todos os outros sinais. Na conceituação original, o número três, simbolizado no triângulo da Jabulani, também se refere aos três principais grupos étnicos sul-africanos — negros, brancos e indianos — e ao ideal de construir a unidade (daí o nome Unity) do país pós-apartheid. Há ainda outro conceito em torno do número 11. “É a união entre os 11 jogadores de cada equipe e entre os 11 idiomas oficiais da África do Sul”, diz Yomar.

Para 30 milhões

Desenhista desde criança , Yomar Augusto formou-se em design gráfico no Brasil, depois estudou fotografia na School of Visual Arts em Nova York e já teve estúdio próprio no Rio de Janeiro. Depois, completou um mestrado em tipografi a na Academia Real de Arte, em Haia, na Holanda. Hoje, ele reside em Roterdã com a esposa, que também é designer, e mantém um estúdio próprio. Uma amostra dos trabalhos de Yomar Augusto pode ser vista em seu site, YomarAugusto.com. Sobre a fonte Unity, ele diz: “Eu estava acostumado a ver minhas fontes em anúncios e cartazes, agora na Copa uma delas foi vista por quase 30 bilhões de pessoas no mundo inteiro. É fantástico”.

Fonte: Info Online

Nenhum comentário: