Quer saber como um emaranhado de peças e fios vira o computador que você usa todos os dias? A INFO visitou a linha de montagem e produção de componentes dos PCs e notebooks da Lenovo, na Flextronics, em Sorocaba (SP).
A primeira etapa do processo começa no “Supermercado”, local onde chegam kits com componentes importados ou fabricados localmente. Cada um deles é separado em divisórias. Itens nobres, como o processador, chegam lacrados em uma caixa.
Fazendo a placa-mãe Quando a placa-mãe é fabricada localmente, entram em ação as máquinas mais poderosas. As placas chegam somente com circuitos impressos e recebem uma pasta de solda sobre a qual são aplicadas cerca de 90.000 componentes por hora.
Placas saindo do forno Um forno com seis etapas de aquecimento entra em ação para solidificar a solda. Antes dessa etapa são detectados defeitos de relevo na pasta de solda e na localização de componentes, pois depois não há como consertá-los.
Quem monta, homem ou mulher? No caso dos desktops, mais pesados, há muitos homens fazendo a montagem. Já os notebooks são montados por mulheres, consideradas mais cuidadosas e com mãos menores, para lidar com peças pequenas.
Instalação do software
O segundo passo, feito exclusivamente por máquinas, atribui número de série ao produto e carrega a imagem dos software no disco. Isso pode levar até 4h30. Também são feitos testes acessando o HD e as entradas para periféricos.
Testes dos periféricos Os humanos ainda não foram substituídos completamente: eles também fazem testes para ver se a bandeja do DVD funciona, assim como as entradas para USB e SD. Quatro operadores conseguem produzir até 2 400 desktops ou 600 notebooks por dia.
Embalagem Ao passar pelos testes e ganhar peças, o produto vai recebendo códigos de barras. Um leitor óptico confere pela etiqueta se ele foi aprovado em todos os testes e se tem as peças corretas antes de dar autorização para a embalagem.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário