Segundo a Secretaria Municipal de Transportes de SP, o objetivo é averiguar a viabilidade econômica, técnica e operacional dessa alternativa de transporte público mais sustentável. Os motores elétrico e a biodiesel do ônibus funcionam em paralelo ou de forma independente.
Alimentado por baterias que são recarregadas pela energia produzida nas frenagens, o motor elétrico é utilizado para arrancar e acelerar até uma velocidade de aproximadamente 20km/h. A partir daí, o motor a diesel entra em funcionamento.
Segundo a fabricante, a tecnologia híbrida permite uma economia de combustível (diesel) de até 35% e ainda reduz as emissões de gases poluentes entre 80 e 90%. Além disso, traz outro grande benefício: emite bem menos ruídos que os veículos convencionais. "Estamos mostrando para a sociedade brasileira a melhor solução híbrida em transporte urbano de passageiros", afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America.
Ônibus híbrido já foi testado com sucesso em Curitiba
O ônibus híbrido da Volvo foi testado com sucesso durante três semanas na capital paranaense. Dependendo dos resultados dos testes em outras capitais, como SP e Rio de Janeiro (próximo destino dos testes), o veículo pode ser fabricado na unidade da Volvo na região. O investimento inicial seria de R$ 50 milhões.
Fonte: Exame.com/Info Online
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