sábado, 30 de outubro de 2010

Primeiro Carro Colaborativo é Apresentado

A Fiat apresentou durante o Salão do Automóvel, que acontece em São Paulo até dia 7 de novembro, o primeiro carro feito de forma totalmente colaborativa e pela fábrica brasileira da Fiat em Betim (MG), utilizando ideias de internautas para a concepção do veículo conceito.

O Mio, também chamado de FCC III (Fiat Concept Carr III), recebeu desde agosto de 2009, mais de dois milhões de visitas entre 160 países, onde 17 mil se cadastraram e mais de 10 mil ideias foram postadas. O projeto, embora já tenha sido concebido para o salão, ainda recebe sugestões dos usuários e a tendência é que as propostas mudem as concepções e tecnologias de futuros carros da montadora.

“Acho que mais importante que o produto, está como a tecnologia nos ajudou a criar novos processos e a repensar algumas atividades”, diz João Veloso, relações públicas da Fiat para a América Latina. Recheado de propostas de alta tecnologia que ainda não estão disponíveis na indústria atual, o design moderno aposta na aerodinâmica das rodas cobertas por grandes calotas, pois é ali que o motor do carro se encontra, e nos vidros que escurecem sozinhos.

Internamente, o modelo se inspira em um lounge os bancos foram inspirados em sofás para acomodar confortavelmente duas pessoas. Ele vem equipado com sistemas de integração de gadgets (como iPads e iPhone) e painel integral com tecnologia sensível ao toque.

Inspirado numa proposta onde os carros se comunicarão com vias inteligentes, o volante ganha outras formas passando a ter a função de uma central de comandos, mais próximo dos usuários que estão acostumados com os jogos de videogame atuais. Já as dimensões do veículo foram definidas em 1560 mm de largura, 1530 mm de altura e comprimento de 2500 mm.

O modelo de propulsão do carro é ecológico, utilizando fibras e materiais reciclados na estrutura e baterias recarregáveis. Inclusive este item é um dos destaques do projeto.

A bateria é um conceito. Ele é um carro elétrico, ou seja, as rodas são movimentadas/acionadas por eletricidade, mas tem um conceito de fonte de energia à escolha do cliente. É um módulo de energia que entra e sai por baixo do carro. Este módulo, que é intercambiável, pode ser composto de baterias de chumbo (mais baratas e com menor autonomia para pessoas que usam o carro apenas nas vizinhanças de casa até 20 km de raio – 40 km de autonomia) ou até de baterias de lítio, para autonomias maiores, até 160-200 km.

O módulo de energia pode também ser uma célula de combustível movida a hidrogênio ou etanol, que gera energia elétrica para o carro. O cliente então poderia adequar à sua necessidade, comprando por exemplo um carro sem as baterias e contratando este “serviço” da operadora de energia, por leasing ou por consumo de kWh. O módulo de energia permite também a troca rápida de baterias, dispensando a recarga longa em situações especiais, como por exemplo viagens mais longas.

Fonte: Info Online

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