O material de silicone desenvolvido pelo grupo da Universidade de Kiel, na Alemanha, é repleto de “cabelos”, assim como as patas e pernas da natureza. A fita do grupo liderado por Stanislav Gorb pode ser grudada e desgrudada milhares de vezes, até embaixo d’água, sem perder sua cola.
Na natureza, a habilidade que alguns animais têm de andar nas paredes sem cair está ligada aos milhares de pequenos cabelos que cobrem seus pés e pernas. Esses fios possuem pontas achatadas que se espalham e cobrem uma superfície maior (veja foto a baixo). Quando eles tocam um objeto, a atração entre as moléculas do cabelo e do corpo os deixa grudados. Essa força, conhecida como Van der Waals, é a mesma que faz com que gotículas de água “grudem” no teto. Normalmente, essas forças são bem fracas, mas em centenas, ou milhares, de pequenos fios nos pés de uma lagartixa, por exemplo, são suficientes para segurar o animal.
Por isso, se comparada à fita de silicone sem “cabelos”, o material criado em Kiel é 2,4 vezes mais resistente. Um dos membros da equipe até se pendurou no teto com um pedaço de 20cmX20cm.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário