sábado, 9 de março de 2013

Brasil Pode Ganhar Primeira Casa Feita Por Impressora 3D


São Paulo – O holandês Janjaap Ruijssenaars, 39 anos, é arquiteto e fundador do escritório Universe Architecture. Atualmente, ele está envolvido com um ambicioso projeto que envolve o Brasil: revolucionar a construção civil com o uso de impressoras 3D.
A meta do holandês é construir uma casa chamada de Landscape House (Casa Paisagem, em tradução livre). Ao invés de contar com a mão de obra de operários, terá suas colunas, paredes e fundações construídas por impressoras D-Shape, máquinas gigantescas capazes de produzir blocos de cimento, areia e ferro de 6 x 9 metros a partir de modelos digitais. A fachada deve ser feita de aço e vidro.
Segundo Janjaap, o Brasil manifestou interesse no projeto e pode ser o primeiro país a ganhar uma casa feita por uma impressora 3D. “Fomos abordados por uma iniciativa privada brasileira que tem 6 hectares de terra ao lado de um Parque Nacional na Mantiqueira (Minas Gerais), em um local que está a quatro horas de carro da cidade de São Paulo”, conta. 
Janjaap não está sozinho na empreitada de fazer a primeira casa produzida com uma impressora 3D.  O projeto também conta com o matemático e artista Rinus Roelofs e com o italiano Enrico Dini, engenheiro e inventor da D-Shape.
A ideia do grupo é que a casa de 1.100 metros quadrados não tenha começo nem fim, como a natureza. Por isso, ela recebeu o nome Landscape House. Segundo o arquiteto, ela deve funcionar como os ciclos contínuos naturais do nosso planeta, como a água que vai para a terra e os vales que viram montanhas.
O plano é que a casa tenha dois andares interligados por uma estrutura que forma a figura do número oito. O arquiteto descreve o formato inovador como uma superfície dobrada e infinita, em que o piso se transforma em teto e vice-versa. A casa deve ficar parecida com uma fita de Möbius. Esse objeto é feito pela colagem das duas extremidades de uma fita, após dar meia volta em uma delas.
Apesar da forma inusitada, o arquiteto espera que a Landscape House não seja apenas um item decorativo. Ele deseja que a casa tenha várias utilidades. “Ela pode servir como moradia ou algo mais público, como um museu. No Brasil, é provável que a casa funcione como um centro de informação turística à beira do parque”, diz.
O projeto não deve ficar apenas no Brasil. Também existe a possibilidade do grupo construir uma casa particular nos Estados Unidos. Além disso, Janjaap pretende espalhar construções 3D pelo mundo. “Planejamos construir no máximo uma casa por país”, conta.
Segundo Janjaap, a casa será construída em 2014 e demorará 18 meses para ficar pronta. A estimativa é que a construção da Landscape House custe cerca de US$ 5 milhões.
Fonte: Info Online


Nenhum comentário: