São Paulo – Cientistas da Universidade do Sul da Califórnia descobriram uma forma de bloquear a sensação de frio. Tudo isso sem afetar a sensação de tato ou a habilidade de sentir o calor.
Primeiro, a equipe de pesquisadores descobriu uma relação entre a sensação de frio e uma proteína conhecida como TRPM8. Ela é produzida por algumas células que ficam na pele e funciona como um sensor de frio.
Então, os cientistas resolveram fazer um experimento com essa proteína em ratos de laboratório. Eles isolaram e depois removeram as células responsáveis por produzir a TRPM8 nos animais.
Depois, os animais modificados passaram por vários testes com ratos normais. Eles eram posicionados em uma superfície com vários temperaturas, que variavam entre 0 e 50° C. Foi assim que eles observaram que os ratos normais permaneciam sobre a área com temperatura ambiente e evitavam ficar nos locais quentes ou frios demais.
Já os ratos modificados evitavam os locais mais quentes, mas permaneciam em temperaturas mais amenas e até nas regiões com condições que poderiam ser perigosamente frias e dolorosas. Além disso, quando eles eram testados sobre as demais sensações de toque, os ratos não apresentaram sinais de ter sofrido qualquer alteração.
Portanto, os ratos não sentiram frio após a remoção da proteína. Os cientistas envolvidos na descoberta acreditam que ela poderá ajudar no desenvolvimento de medicamentos para tratar a dor nos humanos.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário