São Paulo - O cientista Baile Zhang criou uma espécie de caixa da invisibilidade que parece ter saído dos filmes do Harry Potter. Ele demonstrou sua invenção na conferência TED 2013 (Technology, Education and Design) e provou que tornar um objeto invisível aos olhos humanos pode estar mais próximo do que se pensa.
A invenção de Zhang, da Universidade Tecnológica de Nanyang , em Singapura, é uma pequena caixa feita de cristais de calcita, um mineral de carbonato capaz de curvar a luz. O pesquisador anexou duas peças de calcita na caixa e pensou em usar a caixa para desviar a luz ao redor do objeto. Isso faz com que qualquer coisa colocada atrás da caixa fique invisível.
Zhang disse que teve a ideia em 2010, quando começou a criar o dispositivo de invisibilidade. Mas o cientista afirma que foi mais por diversão do que por ser um grande avanço no mundo da física. Ele também espera que o trabalho mostre que as ferramentas mais simples podem cumprir funções inusitadas e importantes, que antes exigiam métodos complicados.
Vale ressaltar que a pesquisa a caixa da invisibilidade não é a única invenção que parece ter saído do Harry Potter. Outros projetos estão sendo testados em lugares como o Imperial College de Londres, a Universidade de Duke e a Universidade do Texas.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário