No Massachusetts Institute of Technology, pesquisadores criam display que permitiria ao usuário, por exemplo, arrastar janelas simplesmente apontando para elas e movendo os dedos.
O objetivo é incorporar o display gestual em uma tela fina, como a de um celular, sem a necessidade de se usar luvas ou outros aparatos para controlar os comandos.
O sistema do MIT tem um display de cristal líquido que funciona como uma lente, alternando um padrão em preto e branco que permite que a luz passe para o sensor colocado atrás. O padrão muda tão rapidamente que, não importa o que esteja sendo visualizado na tela, o usuário não nota essa mudança.
Equipamentos controlados por gestos não são novidade, porém nenhuma das soluções já desenvolvidas é capaz de integrar, de forma simples, a tecnologia touchscreen com o controle por gestos.
Uma das ideias, criada por Hiroshi Ishii, inclusive inspirou o filme Minority Report. No entanto, para utilizá-la, é necessário estar em uma sala repleta de câmeras caras e usar equipamentos nos dedos.
Já o Projeto Natal, da Microsoft, usa pequenas câmeras para capturar os gestos. Mas, segundo o MIT, porque as câmeras não estão alinhadas com o centro da tela, elas não funcionam bem a pequenas distâncias e não servem para interação touchscreen.
Uma solução seriam as câmeras colocadas atrás da tela, como no SecondLight, também da Microsoft. Mas essa solução deixa o display grosso demais e requer um hardware muito caro.
Durante os experimentos no MIT, os pesquisadores Matthew Hirsch, Ramesh Raskarm, Henry Holtzman e Douglas Lanman testaram os algoritmos em um sistema provisório, ainda sem as telas com sensores óticos embutidos.
Com câmeras colocadas atrás do LCD, eles conseguiram gravar as imagens que passavam pelos “buracos” criados pela mudança de padrão (imperceptível aos olhos). Eles conseguiram mover objetos usando apenas gestos e alternaram entre controle touchscreen e gestual sem problemas.
Quando o projeto completo estiver montado, a equipe planeja dar mais um passo e, quem sabe, fazer do display uma câmera de alta resolução.
Fonte: Revista Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário