SÃO PAULO – Pesquisadores da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, criaram um sistema capaz de se conectar aos neurônios sem usar fios e reproduzir o que o indivíduo estiver pensando.
O Neuralynx funciona por meio de eletrodos colocados no cérebro, que atuam juntamente com amplificadores de sinal e transmissores instalados debaixo do couro cabeludo. O conjunto transmite as informações para um notebook, usando ondas de rádio FM.
De acordo com a universidade, já houve um teste bem-sucedido com um homem de 26 anos, vítima de uma lesão cerebral há dez anos. O acidente deixou seu corpo inteiro paralisado, com exceção dos olhos, impedindo-o de falar.
Com o sistema ligado, um programa instalado no laptop reconheceu o sinal analógico vindo diretamente do cérebro do rapaz e o transformou em informações digitais. Depois, interpretou os dados como comandos de voz e os enviou a um sintetizador.
Segundo o responsável pelo projeto, Frank Guenther, da Universidade de Boston, todo esse processo demorou 50 milissegundos, tempo comparável ao que o cérebro de uma pessoa leva para realizar o mesmo trabalho por meio de nervos, cordas vocais e boca.
No estágio atual, a máquina é capaz de reproduzir apenas vogais. O próximo passo, de acordo com o pesquisador, é aumentar o número de neurônios registrados e implementar um sintetizador que produza consoantes.
Fonte: Revista Info
Fonte: Revista Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário