CINGAPURA - O mais longo eclipse total do milênio começou nesta sexta-feira, com os astrônomos dizendo que as Maldivas seriam o melhor lugar para avistar o fenômeno que não deve acontecer nos próximos mil anos.
A agência espacial Nasa disse em seu site que o eclipse será "anular", o que significa que a lua vai bloquear a maior parte da metade do sol, mas não suas extremidades, fazendo com que fique se parecendo com um anel.
O bloqueio vai acontecer por 11 minutos e 6 segundos, duração que, de acordo com a Nasa, será a maior até 23 de dezembro de 3043.
O "anel" será visto em uma faixa estreita da África Central, Maldivas, sul da Índia, norte do Sri Lanka, partes do Mianmar e na China. Na África, no Oriente Médio e na Europa Ocidental, o eclipse será parcial.
Os astrônomos afirmaram que Male, a principal ilha do arquipélago das Maldivas, será o melhor lugar para testemunhar o eclipse, já que lá vai ultrapassar os 10 minutos.
Na Índia, o eclipse deu uma aura mais auspiciosa ao festival Kumbh Mela, no qual milhares de pessoas mergulham no rio Ganges, um ato que acreditam expurgar os pecados.
De acordo com sites astronômicos, o último eclipse anular ocorreu há um ano, em 26 de janeiro de 2009. O próximo será em 20 de maio de 2012.
Fonte: Reuters/Revista Info
Nenhum comentário:
Postar um comentário