São Paulo- Um novo modelo de laboratório em chip consegue diagnosticar em 15 minutos, e usando apenas uma gota de sangue, doenças como Aids ou Sífilis.
A invenção de Samuel K. Sia, da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, aparece na última edição da revista científica Nature Medicine.
Na introdução do trabalho, ele e sua equipe explicam a motivação da pesquisa. “Um dos grandes desafios na ciência e engenharia hoje é desenvolver tecnologias que melhorem a saúde de pessoas nas regiões mais pobres do globo”.
Os pesquisadores descrevem como manipularam pequenas quantidades de fluídos (microfluídos) e de nanopartículas no dispositivo diagnóstico de baixo custo chamado mChip.
Do tamanho de um cartão de credito, ele possui micro tubos de ensaio e reagentes químicos que fornecem um resultado final em menos de 15 minutos. Isso significa que a máquina não dá uma contagem, ou análise, que precisa ser interpretada: seus resultados são diretos.
O chip foi criado em parceria com a empresa Claros Diagnostics Inc, e custa apenas US$1. Já o equipamento completo fica na faixa dos US$100. Como precisa de apenas uma gosta de sangue, o laboratório-em-chip pode ser usado para diagnosticar até mesmo recém-nascidos.
Nos últimos quatro anos, a equipe esteve em Rwanda realizando testes na população em parceria com três ONGs locais. O mChip conseguiu diagnosticar com sucesso a presença do HIV e do HIV combinado à sífilis. Os pesquisadores acreditam que ele possua um grande potencial para revolucionar a medicina no mundo- especialmente na África, onde comunidades que não têm acesso a equipamentos mais sofisticados podem se beneficiar.
Além disso, o mChip pode ser adaptado a outros diagnósticos: uma versão que testa câncer de próstata, por exemplo, foi aprovada para uso na Europa no ano passado.
Fonte: Info Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário