quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Super Gel do MIT Reconhece Superfícies

São Paulo- Um novo aparelho desenvolvido pelo Massachusetts Institute of Technology cria imagens em 3D e reconhece superfícies tão detalhadas e pequenas como as linhas da pele humana.

O dispositivo portátil combina uma interface física a um algoritmo poderoso, e promete revolucionar e baratear análises médicas, forenses e até mesmo o controle de qualidade de empresas.

O principal componente do aparelho, chamado GelSight, é uma borracha sintética, transparente; ela tem um dos lados recoberto por uma tinta especial que contém micro pedaços de metal. Quando pressionada contra alguma superfície, o lado da tinta se deforma; câmeras montadas do outro lado do aparelho fotografam os resultados e algoritmos de visualização analisam as imagens. Além disso, a luz que mede as deformações do gel vem de vários ângulos, o que permite a produção de um modelo 3D do objeto.

Em 2009, uma primeira versão do aparelho já era sensível o bastante para detectar os padrões de elevação de tinta em uma nota de US$20. Agora, o professor Edward Adelson e seus colegas apresentaram uma versão ainda mais potente, capaz de registrar variações com menos de um micrômetro de profundidade e dois micrômetros de largura (cada micrômetro equivale a um milionésimo de metro).

Para se ter uma ideia, isso significa que o aparelho consegue detectar as protuberâncias da cola em um post it – bem como as fibras do papel. Em uma pena de galinha, ele capta todos os micro filamentos das extremidades.

Normalmente, conseguir essa qualidade de imagem e de modelo em objetos tão pequenos exigiria o uso de grandes equipamentos em laboratório, num processo que levaria minutos ou horas.

Já o GelSight é portátil e realiza análises instantaneamente. Diversas empresas já se mostraram interessadas em adquirir a tecnologia para melhorar seus sistemas de controle de qualidade, fornecendo uma análise instantânea de produtos.

Peritos forenses também poderiam se beneficiar, obtendo análise de impressões digitais, partículas e até mesmo de projéteis (análise balística). Os pesquisadores destacam ainda os benefícios médicos do aparelho, que poderia ajudar a diferenciar, por exemplo, uma verruga de um câncer de pele.

Análise 3D da pele de um dedo e de um Post-it

Análise 3D de uma pena e uma bala

Fonte: Info Online

Nenhum comentário: