sexta-feira, 6 de novembro de 2009

A Nova Cara do Orkut


Apesar de praticamente só fazer sucesso no Brasil e na Índia, o Orkut ainda tem importância para o Google. Ele foi totalmente redesenhado para aprimorar a experiência de navegação, interação e comunicação dos usuários. Além de uma nova interface, que apresenta uma série de aplicativos e atualizações, a rede social teve seu código reescrito e tornou-se a maior aplicação do mundo baseada em GWT – Google Web Toolkit, a plataforma de desenvolvimento de aplicativos de Internet desenvolvida pelo Google.

A equipe global de desenvolvimento do Google trabalhou por cerca de nove meses até chegar à versão final, que representa uma onda de inovação na trajetória da rede de relacionamento.

“O Orkut é parte importante da estratégia mundial de web social do Google e está integrado a um esforço maior que envolve projetos como o Google Wave, por exemplo”, afirma Alex Dias, diretor geral do Google Brasil.

“A modernização do Orkut é fruto da nova gestão da rede social, mais próxima dos usuários, inclusive fisicamente”, afirma Berthier Ribeiro Neto, diretor de engenharia do Google para a América Latina e um dos responsáveis pelo projeto. “O novo Orkut não é resultado de somente uma mudança cosmética. É um projeto completamente novo, que alia uma poderosa plataforma de desenvolvimento a ferramentas que fazem sentido para os usuários”, diz ele.

A migração para a nova versão será realizada por meio de convites e não terá impacto na experiência dos usuários e nem nos dados de seus perfis. O objetivo do Google foi reforçar a experiência de comunidade virtual apoiada no comportamento e no padrão de relacionamento dos usuários das redes sociais.

A expectativa é que, até o final do primeiro semestre de 2010, todos os internautas já acessem o novo Orkut. Ao longo desse período, serão lançadas outras funcionalidades.

Um dos destaques da nova interface é a facilidade de compartilhamento de fotos. Dados recentes de uma pesquisas realizada pela NetPop Research, a pedido do Google, mostram que fotos são uma das mais populares funcionalidades do Orkut para 67% dos usuários. Por isso, fazer o upload de várias imagens de uma vez, editar e compartilhar fotos são tarefas que ficaram três vezes mais rápidas no novo Orkut. Outra novidade é a opção de compartilhamento de fotos com amigos. Na nova versão, é possível definir que grupos de amigos terão acesso às imagens, inclusive aqueles não têm acesso à rede social.

Personalização é outro ponto de muita relevância para os usuários. A nova versão do Orkut oferece a possibilidade de escolher a cor da home page. Já na área “Sobre mim” é possível adicionar fotos, vídeos do YouTube e outros aplicativos, criando uma seção de acordo com a personalidade e vontade de cada internauta. O formato de vídeo também poderá ser usado para deixar testemunhos para os amigos e tornar os recados muito mais pessoais.

A navegação pelas comunidades, contatos e informações dos amigos também está mais fácil e pode ser feita diretamente a partir da página inicial, sem a necessidade de cliques e novas telas. A comunicação entre colegas também é uma das prioridades no desenvolvimento dos novos aplicativos, com a nova opção de comentar mensagens, fotos e vídeos diretamente na home page. Ainda é possível adicionar os vídeos preferidos em Favoritos.

Para potencializar e incrementar as atividades de interação entre internautas, a função ‘Encontrar Amigos’ foi reescrita e está ainda mais precisa. Além das indicações de pessoas de contato a partir da análise da própria rede social, foi criado um recurso que indica nomes de colegas com quem o usuário mantém contato freqüente via sua conta do Google.

Algumas outras ferramentas lançadas recentemente continuam ativas na nova versão, como o Video Chat, ferramenta de bate-papo via vídeo que permite aos usuários conversar com sua rede de contatos sem sair do seu perfil, e a opção de escrever scraps diretamente para os amigos, sem precisar sair da página principal.

A nova interface do Orkut exige mais do navegador. É necessário que o usuário tenha uma opção atualizada do Google Chrome ou de alternativas atualizados do Firefox, do Safari e do Internet Explorer, entre outras. Também é possível instalar o Google Chrome Frame para fazer o novo Orkut funcionar em versões antigas de outros navegadores, a partir do (horrendo) IE6.

Fonte: Revista PCMagazine

Nenhum comentário: