sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Quem São os Crackers Brasileiros ?


SÃO PAULO - Os criminosos virtuais que atuam no país querem mesmo é ganhar dinheiro fácil.

Os crackers brasileiros estão doidos para invadir o seu bolso. Longe de se esforçar para entrar nos computadores do governo ou de multinacionais com o objetivo de roubar documentos secretos, os criminosos digitais que atuam hoje no país querem principalmente ganhar muito dinheiro. Na maioria, são jovens do sexo masculino, têm idades que variam de 15 a 25 anos e vêm de famílias de classe média. Muitos vivem em cidades do interior e gastam o tempo livre planejando golpes pela web. Eles nem sempre têm conhecimentos avançados de programação e preferem agir em grupo.

O número de ataques registrados pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br) explodiu este ano. De acordo com a entidade, responsável pelo monitoramento da internet no Brasil, apenas de janeiro a junho foram comunicados cerca de 300 mil incidentes — volume 27% maior do que o total de 2008 e 47% superior ao de 2007. Boa parte deles está ligada a ações de cibercriminosos para capturar dados de internautas, como números de cartão de crédito e senhas bancárias.

O volume total do desfalque dado por essas quadrilhas é um mistério. O último número divulgado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) se refere à quantidade de fraudes eletrônicas registradas em 2005. Na época, os desvios somaram nada menos do que 300 milhões de reais. Depois disso, a entidade passou a ocultar os dados — talvez por temer que a divulgação das cifras pudesse estimular mais gente a ganhar a vida com crimes eletrônicos.

Fonte: Revista Info

Nenhum comentário: